domingo, 27 de dezembro de 2015

Já construído, bela obra

SH faz a diferença no novo Ginásio Poliesportivo do Mangueirão, em Belém
A nova unidade da SH, em Belém, garantiu o melhor custo-benefício para construção do novo Ginásio Poliesportivo do Estádio Olímpico do Pará





Líder no fornecimento de formas para concreto, andaimes e escoramentos metálicos no Brasil, a SH participou da empreitada com soluções técnicas que envolvem estas 3 linhas de produtos, assim como as escadas de acesso.
“A SH planeja e garante uma estrutura de logística eficiente para atender a construção, assegurando os prazos de entrega dos equipamentos e viabilizando o bom andamento do cronograma físico da obra, que deve terminar até maio de 2015. ”, destaca João Corvo, Gerente da Unidade SH em Belém. O ginásio está sendo construído erguido em uma área de 9.995,05 metros quadrados e uma área externa de 11.053,51 metros quadrados. A previsão de entrega é(maio de 2015).
Quando finalizado, o ginásio terá uma quadra, preparada para diversas modalidades esportivas, semelhante a quadra do Maracanãzinho, feita de madeira maciça com sistema flexível. O espaço será completamente climatizado, com cobertura formada por telhas termoacústicas, que garantem total conforto para o público. O projeto também abriga áreas destinadas para restaurantes, policiamento, atendimento médico e estacionamento com 224 vagas disponíveis.
O Ginásio Poliesportivo do Estádio Olímpico do Pará segue o mesmo padrão arquitetônico do Mangueirão. O projeto foi aprovado pelo Ministério Público na área de acessibilidade e possui rampas e elevadores de acesso para a arquibancada, tribuna e para as oito cabines de imprensa. Da mesma forma, a área destinada aos atletas terá espaços adaptados, incluindo um vestiário específico para pessoas com necessidades especiais.
DESAFIO
Um dos principais desafios da SH nessa obra foi a execução das vigas radiais devido a inclinação acentuada. Para isso, o uso de perfis C12 foi determinante e garantiu a segurança e a produtividade.
De acordo com o gerente da SH de Belém, apesar da geometria das peças estruturais serem atípicas, a utilização dos equipamentos certos possibilitou a execução da montagem das formas e escoramentos, com êxito.
SOLUÇÃO
Os equipamentos são utilizados em todas as fase de execução da superestrutura da obra (lajes, vigas e pilares). Além de estruturas auxiliares de acesso, e fôrmas para os blocos de fundação.
Na obra foram usadas mais de 1.000 toneladas de equipamentos fornecidos pela SH.
“Somos a única empresa com sede próxima a obra e com capacidade técnica e volume de equipamentos para atender a demanda.
Para os escoramentos, foram utilizadas 250 toneladas de Torres de cargas LTT. O cimbramento foi composto de 10 mil metros de perfis AL15, C12, C7,5. Para os blocos e pilares 600 metros do sistema Concreform e 200 metros verticais de escadas modulares Modex.
O cumprimento de prazos é outro fator importante para SH. O fato de estar presente na cidade, com suporte técnico e profissionais vinculados a Unidade Belém, possibilitou uma interação mais próxima com a obra, tanto nos estudos dos projetos, quanto na fase de execução.
“Somos a única empresa com sede próxima a obra e com capacidade técnica e volume de equipamentos para atender a demanda. Certamente, as outras empresas não teriam a garantia de atendimento nos prazos exigidos pelo cronograma físico do empreendimento”, completa João Corvo.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Torres de Carga LTT: A Torre de Carga LTT da SH é utilizada em obras industriais, comerciais, residenciais, de pontes e de viadutos e suporta 3,00 toneladas por poste. São compostos por Cruzeta, Base Regulável, Corneta, Forcado Regulável e Quadro. O acoplamento entre esses cinco componentes permite a montagem de torres modulares.

Cimbramentos: Solução indicada para lajes que possuam muitos recortes e arremates, os Cimbramentos da SH Fôrmas podem ser montados sobre escoras e torres de carga Modex® SH e LTT. São encontrados como Perfil C Metálico, indicado para cimbramento primário e secundário; Perfil de alumínio AL15, para aumento da produtividade na montagem e movimentação e Viga de Madeira SH20, para facilitar o controle do uso e do estoque na obra.

Modex® SH: Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização em qualquer modulação facilita a distribuição de carga. O sistema de encaixes das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança. Aplicado em escoramentos, andaimes de fachadas, arquibancadas.

Concreform SH®: Sistema composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua. Extremamente fácil de manusear, o Concreform SH® permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma.

DESCRIÇÃO DA OBRA
Proprietários das obras:Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Contratantes:Consórcio Amazonia (Mape Engenharia Ltda; Lage Construções ltda & Quadra Engenharia Ltda)
Locais das obras:Belém do Pará, PA
Previsão de entrega:Maio 2014
Fornecedor:SH
Nome do Produto:formas para concreto, andaimes e escoramentos metálicos e escadas de acesso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...