sábado, 19 de dezembro de 2015

Estradas corretas

Ferrovia entre Goiás e Brasília deve custar R$ 7 bilhões, estima ANTT
Estudo de viabilidade aponta que mais de 100 mil passageiros circulam todo mês entre os estados
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
14/Dezembro/2015







A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou na última semana, a pedido do Governo de Goiás, o estudo de viabilidade para a construção do Expresso Pequi, uma ferrovia entre Goiânia e Brasília, no Distrito Federal. De acordo com o documento, serão necessários cerca de R$ 7 bilhões para a execução do empreendimento.
O estudo enviado aos governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, detalha ainda informações como número de passageiros a serem atendidos, possíveis valores de tarifa e tamanho de cada uma das estações previstas, que deverão ser construídas em Brasília, Goiânia, Anápolis, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas. Um levantamento feito pela ANTT identificou que mais de 100 mil pessoas circulam todo mês entre os estados.
O documento apresentado também analisa os impactos ambientais que seriam causados pelo projeto, que deve ser executado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com recursos dos governos federal, estadual e distrital, além de investimentos privados.
De acordo com o Governo de Goiás, a previsão é de que a primeira fase de obras contemple a construção de uma linha férrea exclusiva para o transporte de passageiros entre as duas capitais; enquanto a segunda etapa inclui a instalação de um ramal para Águas Lindas e integrações com o sistema de transporte urbano do entorno de Brasília; e a última contempla a viabilização do transporte de cargas.
A expectativa é de que a ferrovia comece a ser construída em 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...