Veja os
cuidados na instalação de pisos intertravados de concreto
Conheça as características técnicas dos pavers e as
diferentes formas de empregá-los
Reportagem:
Isis Nóbile Diniz
Edição
66 - Dezembro/2013
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Muitas calçadas, pátios,
estacionamentos e áreas externas de condomínios são revestidos com bloquinhos
de concreto, os bloquetes. Também são conhecidos como pavers (pronuncia-se
"pêivers") ou pavimentos drenantes, porque são assentados diretamente
sobre o solo ou areia e podem, assim, deixar infiltrar a água de chuva em vez
de jogá-la para os bueiros, galerias e córregos. Isso ajuda muito a evitar
alagamentos, porque o solo pode absorver boa parte da água. Esse pavimento
também é bom porque podemos retirar os blocos, consertar tubulações enterradas
e depois recolocar as peças sem quebra-quebra.
Os pavimentos de concreto
intertravado são compostos de peças pré- -moldadas que não utilizam rejunte e
são assentadas diretamente sobre um colchão de areia. Esse sistema facilita a
drenagem da água e, portanto, aparece como uma boa opção para a redução de
impactos das chuvas, colaborando para a diminuição de superfícies
impermeabilizadas e diminuindo o escoamento superficial. Além do cinza, a cor
natural do concreto, você pode encontrar bloquetes nas cores terracota,
vermelho, cinza-escuro, camurça e amarelo.
Os bloquinhos são vendidos pelas
empresas por metro quadrado e estocados sobre paletes de madeira ou cintados.
São oferecidos em diversos formatos, cores e modulações, com espessuras que vão
de 6 cm a 10 cm, de acordo com a aplicação. As características das peças de
concreto intertravado variam de acordo com o tipo de tráfego que o pavimento
comportará.
Para tráfego de pedestres,
ciclovias ou ruas internas de condomínios, por exemplo, podem ser utilizados
blocos com 40 mm e 35 MPa de resistência. Já para uso em vias com tráfego mais
intenso e de veículos maiores, são recomendados os blocos de 50 MPa. A
resistência do material também muda conforme o tipo de tráfego sobre o
pavimento. Todos esses pisos devem atender a uma resistência mínima de
compressão de 35 MPa para a circulação de veículos leves e de 50 MPa para
veículos pesados.
Os pavers são produzidos para
atingir alta resistência à compressão (35 MPa a 50 MPa), igual ou maior que das
estruturas dos edifícios. Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele
determina qual o tamanho mais adequado para utilizar, qual a espessura das
camadas de sub-base e subleito, justamente para suportar as cargas, não afundar
e não quebrar.
Obrigatoriamente, devem-se
executar contenções laterais para evitar o deslizamento dos blocos. Ao limpar o
piso, deve-se tomar cuidado se for usar máquina de hidrojateamento. O jato
muito forte nas juntas entre os blocos pode retirar a areia que serve de
rejunte e soltar peças. A realização de reparos e manutenção em pisos
intertravados é facilitada, pois as peças podem ser retiradas e recolocadas sem
a necessidade de quebras e geração de resíduos sólidos.
NORMAS TÉCNICAS
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NBR
15.115:2004 -
Agregados Reciclados de Resíduos Sólidos da Construção Civil - Execução de
Camadas de Pavimentação - Procedimentos
NBR 12.752:1992 - Execução de Reforço do Subleito de uma Via - Procedimento NBR 11.798:2012 - Materiais para Base de Solo-Cimento - Requisitos NBR 11.803:2013 - Materiais para Base ou Sub-Base de Brita Graduada Tratada com Cimento - Requisitos NBR 11.806:1991 - Materiais para Sub- Base ou Base de Brita Graduada - Especificação NBR 11.804:1991 - Materiais para Sub- Base ou Base de Pavimentos Estabilizados Granulometricamente - Especificação NBR 15.953: 2011 - Pavimento Intertravado com Peças de Concreto - Execução NBR 9.781: 2013 - Peças de Concreto para Pavimentação - Especificação e Métodos de Ensaio NBR 12.307: 1991 - Regularização do Subleito - Procedimento |
CHECKLIST
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- Busque
fornecedores certificados e que atendam às normas técnicas
- Caso a empresa não tenha certificação, realize ensaios para testar as características do material - Negocie com o fabricante a entrega em paletes plastificados, pois isso agiliza a descarga e evita choques mecânicos - Se necessário, armazene as peças em local plano, seco e próximo ao local de uso - É recomendável conciliar o ritmo de recebimento do material com a velocidade de assentamento, evitando deixar as peças paletizadas por muito tempo - Antes do assentamento, verifique se as peças já atingiram no mínimo 80% da resistência especificada, pois embora a idade de referência para controle da resistência seja de 28 dias, as peças normalmente são entregues quatro ou cinco dias após sua produção - Na hora da execução, fique atento às recomendações do projeto e às orientações da NBR 15.953 |
Fontes: Equipe de Obra nº 18, Equipe de Obra nº
45 e Construção Mercado nº 144.
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