As obras do porto multimodal de
São Luís (MA) começarão ainda no primeiro trimestre de 2017, afirmou ontem ao
Valor o principal executivo da WTorre, Paulo Remy Gillet Neto, após evento
sobre o setor portuário. O empreendimento será um dos maiores terminais de uso
privado da região Nordeste e aumentará substancialmente a capacidade de
escoamento do Estado do Maranhão, que já conta com terminais de uso privado e o
porto público do Itaqui, relevantes na exportação de minério de ferro e grãos.
A área tem 2 milhões de metros
quadrados e terá capacidade para movimentar ao ano 24,8 milhões de toneladas quando
o terminal estiver pronto. O projeto está estimado em R$ 1,5 bilhão e deve
levar três anos para estar em operação. Entre as cargas que serão movimentadas
estão a produção agrícola do Meio-Oeste, fertilizantes, granéis líquidos, carga
geral (sobretudo celulose) e, futuramente, contêineres. O complexo contará com
uma área reservada pronta para a movimentação de contêineres. "Em
infraestrutura se pensa sempre com 50% a mais [de capacidade]", disse
Gillet Neto. A profundidade do porto privado será de 18 metros em condições
normais, podendo chegar a 25 metros com a variação da maré.
O empreendimento é do braço de
infraestrutura da WTorre, a WPR, e recentemente ganhou um sócio, a China
Communications Construction Company (CCCC), conglomerado chinês de infraestrutura,
equipamentos pesados, e serviços de dragagem.
Segundo Gillet Neto, tão logo o
projeto foi apresentado na China, o grupo se mostrou interessado. A CCCC é a
maior empresa de infraestrutura da China. Além de construir, opera ativos em
outros países. No fim de 2015 tinha US$ 150 bilhões investidos em concessões de
infraestrutura de transportes - de empreendimentos prontos aos ainda em
construção. Com controle estatal, está listada na Bolsa de Hong Kong. Em 2015,
obteve receita equivalente a US$ 120 bilhões, sendo US$ 20 bilhões do braço
internacional.
O sócio chinês vai fazer um
aporte de R$ 400 milhões. O restante do investimento será feito via captação de
recursos no mercado. Atualmente está sendo definido o financiamento, se vai ser
local ou internacional.
O executivo defende que a região
tenha alternativas de escoamento, dado o avanço da fronteira agrícola no Arco
Norte. "Já temos o Tegram, mas precisamos de mais um ou dois portos. A
economia se desloca para onde tem infraestrutura", disse, após criticar
que a maior parte das commodities produzidas no Arco Norte sejam escoadas pelos
portos do Sul e Sudeste, percorrendo caminhos mais longos para acessar o mar e
ser transportada até a China pelo Cabo da Boa Esperança, trajeto mais longo que
via o Canal do Panamá - opção ideal para a carga destinada à Ásia que sai pelo
Norte e Nordeste.
"Será um porto importante
que mudará a geografia portuária no Brasil. Hoje há muita concentração. Ele tem
de ser um dos melhores, tem de dar condições para que aquela região também seja
percebida como uma grande região portuária", disse o executivo. O porto de
São Luís terá acesso direto à BR-135 (que liga o Maranhão a Minas Gerais) e às
ferrovias Carajás e Transnordestina.
O terminal será instalado próximo
ao porto público, com quem competirá por algumas cargas. Uma das questões
levantadas no processo de autorização dispõe sobre a possibilidade de o novo
empreendimento limitar a expansão física futura do porto público. Mas o terreno
para onde potencialmente o complexo público se expandiria na direção ao da WPR
não foi objeto de pedido de reserva à Secretaria de Patrimônio da União (SPU),
tampouco integrava a área da poligonal. Por isso no processo o poder concedente
deu viabilidade locacional ao projeto da WPR.
Fonte:
Valor
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